Matéria

  • Home /
  • Calotas - Um acessório de personalização e proteção para suas rodas

Calotas - Um acessório de personalização e proteção para suas rodas

Calotas - Um acessório de personalização e proteção para suas rodas

Bastante conhecida no Brasil, as calotas têm a função de proteger as rodas e são muito aproveitadas mesmo como itens de personalização, principalmente por quem gosta de estilizar o carro e não quer ou não pode gastar muito com rodas de liga-leve, por exemplo. As calotas podem disfarçar completamente uma roda de ferro, que normalmente têm desenho mais simples.
Já como equipamentos de proteção, as calotas são bem eficientes contra impactos leves. Sabe aquela “raspadinha” no meio fio na hora da baliza? Pois é, ninguém está livre disso.  Nessa hora é a calota que segura e mantém as rodas livres de ralados! 
As calotas são fabricadas em materiais diversos. Podem ser de aço, plástico, metalizadas ou cromadas. E são produzidas em diferentes tamanhos para atender aos padrões de medidas das rodas dos carros, que normalmente variam de aro 13 a aro 17. Então, vale uma atenção especial nesse sentido: lembre-se que o tamanho não é uma questão de “escolha pessoal”.
Há dois tipos de calotas: as de fixação por parafuso e as de encaixe. É bom ficar de olho nos “macetes” para instalar cada uma delas.
Aqui a dica é fixar primeiro a parte de baixo e depois a de cima. E fique atento: tem que deixar o bico livre para calibrar o pneu. No caso das calotas presas por parafusos a fixação também é simples, e repare que a roda não precisa ser retirada e nem há necessidade de levantar o carro, basta retirar três parafusos.
Manter as rodas bem cuidadas pode ajudar na valorização do seu carro quando for vendê-lo.

Ao escolher uma calota, é preciso pegar um modelo que tenha a mesma medida do aro da roda do carro para garantir o encaixe perfeito. E essa informação é fácil de encontrar, está no próprio pneu. 

O inverno e as baterias

Muita gente acha que o inverno estraga as baterias, mas isso é mito. O que acontece é que o frio faz com que o combustível fica menos volátil e o óleo do motor mais viscoso, exigindo mais energia para a partida. Nessa situação, o motor vai precisar de mais energia da bateria para a partida. E é nesse momento, caso a bateria não esteja saudável, que será ainda mais difícil dar a partida e o motorista percebe que a bateria não está mais respondendo a necessidade.

Tags: Velocidade


Adicionar comentário