Matéria

  • Home /
  • Dicas de como precificar seus artesanatos

Dicas de como precificar seus artesanatos

Dicas de como precificar seus artesanatos

Quanto vale o seu produto? Essa é uma das perguntas mais difíceis de se responder. Entenda, primeiro, que o preço de um artigo costuma envolver diversas variáveis. Além dos custos óbvios da matéria-prima, existem gastos não palpáveis, como o tempo dedicado ao trabalho e possíveis despesas geradas na hora de melhorar o espaço de produção. 

Segue dicas de como precificar seus artesanatos: 

Faça um levantamento de todos os custos: Considere que, nesse processo, você usa transporte público ou gasolina para comprar os materiais, gasta luz, água e internet, paga valor de frete e dedica várias horas ao trabalho.

Observe o valor percebido pelos clientes: O ideal é o que cliente perceba um valor simbólico igual ao preço. Caso ele note que o produto não tem todos os benefícios que poderia, significa que o seu preço está caro. Se for o contrário, ou seja, quando o benefício excede o preço, então o valor está muito baixo e você está deixando de lucrar. 

Fique atento aos concorrentes: Entender o mercado é essencial, visite lojas, converse com clientes, vendedores, perceba os diferenciais dos produtos dos seus concorrentes e, se puder, compre até mesmo uma amostra do produto concorrente para compará-lo com o seu. Use a internet como amiga nessa hora para ampliar a análise. Nesse caso, você também pode avaliar as formas de entrega e promoções disponíveis. 

Considere o investimento inicial: Você precisou comprar uma máquina de costura? Ferramentas novas? Teve que fazer uma reforma? Gastou com marketing digital? Anote todos os seus gastos iniciais. Vamos supor que esse valor deu algo em torno de R$ 7.200,00. Nesse caso, você precisa recuperá-lo de alguma forma, certo? Por isso, esse fator também deve ser incluído no preço final do produto. Para isso, você deve definir em quanto tempo deseja ter esse valor de volta. Pode ser, por exemplo, em 2 anos (24 meses). Basta dividir 7.200 por 24, chegando ao resultado de 300. Assim, você precisa vender, no mínimo, 300 reais por mês para zerar esse investimento inicial. Você pode colocar esse valor na fórmula citada anteriormente para garantir que seu negócio se pague sozinho, mas não é uma regra.

Valorize o seu esforço e estabeleça metas profissionais: Em cima do lucro, você deve considerar o seu salário, pois, assim como qualquer profissão, você deve ganhar pelo tempo que gasta trabalhando. Pense em quantas horas por dia está disposto a trabalhar. Se essa for sua única fonte de renda, defina oito horas por dia. Oito vezes significa 22 dias úteis, e isso daria 176 horas mensais. Para saber quanto vale a sua mão de obra, é só dividir o salário que você gostaria de ganhar pelas horas trabalhadas no mês.

Fórmula para precificar artesanatos  - PREÇO  = MP + LOG + VAR + FIX + IMP + LUC

A fórmula leva em conta 6 variáveis: matéria-prima, frete, custos variáveis, custos fixos, imposto e lucro. Veja abaixo:

MP: Matéria prima

LOG: Valor do frete ou logística, o que equivale ao valor dos correios, transporte para entregar no metrô ou motoboy.

VAR:. Inclui as embalagens, etiquetas, pontos de venda, comissão para vendedores, gastos com propagandas, tags, entre outros. 

FIX: São os custos fixos, como as contas de água, luz, internet, gás, registro de domínio, contador, telefone fixo, entre outros. Um ponto importante a ser observado nos custos fixos é o estoque. Provavelmente, você já comprou um tecido, papel, decoração ou qualquer outro material que acabou sobrando. Essa sobra é considerada estoque e, portanto, também deve entrar nos seus custos.

IMP: Refere-se aos impostos sobre a venda, como ICMS, IPI, Simples Federal.

LUC: É o seu lucro esperado na peça. Retirando todos os custos anteriores, o lucro é o que fica livre para o empreendedor. 

Tags: artesanato


Artigos Relacionados

Sobre o Autor

Adicionar comentário