Matéria

  • Home /
  • A arte de superar obstáculos e suportar dores

A arte de superar obstáculos e suportar dores

A arte de superar obstáculos e suportar dores

Um dos grandes fatores que levam ao sucesso é a resiliência, isto é, a capacidade do indivíduo de fazer uma rápida adaptação às novas circunstâncias, ou de recuperação diante de um erro ou de uma situação contrária ao que ele busca. Podemos dizer também que resiliência é a nossa capacidade de nos recobrarmos ou de nos adaptarmos à “má sorte” ou às mudanças. Certa vez, participei de um seminário com o palestrante e escritor canadense Brian Tracy, considerado um dos maiores coaches do mundo.

Na ocasião, ele disse que era coach de atletas de alta performance, e que um deles disputava o triátlon, uma prova esportiva que une três modalidades diferentes – ciclismo, natação e corrida – que devem ser realizadas de modo ininterrupto. Mais exatamente, aquele atleta era o que mais vezes tinha sido campeão no Ironman disputado no Havaí, uma modalidade de triátlon de longas distâncias, que exige muito dos atletas em termos de preparo físico e resistência para completar a prova. Brian disse que, certa vez, perguntou àquele atleta qual era o segredo para que ele vencesse tantas vezes aquela prova. E ele respondeu de forma muito simples: “Enquanto muitos desistem no meio do caminho, eu continuo suportando a dor. Administro minha dor e sigo em frente”.

O que isso tem a ver com os negócios, com o fato de você atingir o sucesso? É simples: em qualquer empreitada, no meio do caminho você vai encontrar muitos obstáculos e passar por eles muitas vezes; vai doer muito. Fracassar dói, não conseguir superar um obstáculo dói, não ter resultado imediato traz dor, errar, perder, fracassar, gastar tempo e energia e não ver resultados, tudo isso dói. Por isso, as pessoas que conseguem chegar ao topo da escalada são aquelas que conseguem resistir a essa dor.

As pessoas que vencem são as que, mesmo à frente dessas adversidades, conseguem continuar, seguir em frente. Existe um pensamento em inglês que expressa bem essa ideia: “No pain, no gain”, que significa “sem dor, sem ganho”. Ou seja, tudo o que você quer atingir, seja um bom estado físico, um bom estado financeiro, seja qualquer outra coisa que você queira conquistar na vida, vai envolver algum tipo de dor, vai exigir sacrifícios. O que mais acontece no dia a dia é presenciarmos as pessoas desistirem de seus sonhos por qualquer motivo pequeno, fútil, banal. Elas resolvem empreender, mas se no primeiro ano não der dinheiro, elas desistem e ainda colocam a culpa pelo seu fracasso na economia, nos outros, no governo, e assim por diante.

Se o indivíduo trabalha em uma empresa e não consegue subir na carreira, não consegue ganhar dinheiro suficiente, ele alega que o problema está no patrão, ou na empresa. E então muda de emprego. As pessoas são muito imediatistas, não são resilientes, não entendem que não existe a fórmula mágica do resultado rápido. O que estou trazendo para você neste livro é um conjunto de atitudes, ações e estratégias ligado aos nossos três pilares do sucesso – mindset expandido, mudanças comportamentais e acúmulo de competências – que você vai ter de aplicar com constância e persistência, mas que ainda assim vai exigir tempo para que os resultados apareçam. Também vai exigir que você seja resiliente.

Para algumas pessoas, o resultado virá mais rápido; porém, isso vai depender muito de um conjunto de situações e cenários que podem estar ligados ao tipo de negócio que elas desenvolvem e a determinadas competências que elas expandiram e usaram de maneira excepcional. Quando falamos em resiliência, estamos dizendo isto: saber que vai levar tempo, que vai ter pedra no caminho, vai ter obstáculos, vão existir dores, mas você precisará ter essa habilidade de lidar com todo esse cenário, todo esse estresse, durante o tempo necessário para que o seu sucesso aconteça. Uma grande ajuda para aumentar a sua resiliência é ter em mente que “tudo passa”. Seja bom, seja ruim, uma hora vai passar. Se você hoje está num momento de fracasso, isso vai passar.

Se você está num momento maravilhoso de vitórias na sua vida, isso também vai passar. Não existe nada perene, contínuo, nada é para sempre. A vida não permite a estagnação. Ela vai sempre lhe cobrar evolução. Quando você entende isso, muda seu mindset e se torna mais resiliente. Nas organizações, a resiliência está muito ligada a tomadas de decisões em momentos em que nos deparamos com um contexto adverso. Essas decisões, tomadas corretamente, nos propiciam forças e estratégias para enfrentar a adversidade. Ser resiliente faz toda a diferença. As dezenas de pessoas que já entrevistei, aquelas de sucesso, que sempre uso como modelos para construir a minha carreira e os meus negócios, são extremamente resilientes. 

Edgar Ueda - Fundador da Neximob - Inteligência em negócios imobiliários, Palestrante e autor do best-seller Kintsugi - O Poder de dar a volta por cima que fiicou 12 semanas na lista dos mais vendidos pela Veja e Publishnews.

www.neximob.com.br

www.instagram.com/edgaruedaoficial

www.facebook.com/edgaruedaoficial

Tags: referência


Sobre o Autor

Adicionar comentário