Matéria

  • Home /
  • 5 Aplicativos educativos gratuitos para celular

5 Aplicativos educativos gratuitos para celular

5 Aplicativos educativos gratuitos para celular

A pandemia nos deixou cada vez mais próximos da tecnologia, inclusive no âmbito educacional. Com isso, o uso de aplicativos educativos gratuitos para celular se tornou uma alternativa de ensino para professores e gestores. O digital entra com grande força para deixar o ensino mais dinâmico e didático, nada melhor do que utilizar a ferramenta como uma forma de ensino e aprendizagem.

Pode-se dizer que o uso de aplicativos para educação, além de aumentar a motivação dos alunos, também pode ser utilizado para reforçar o material utilizado. Pensando nisso, separamos alguns apps que você pode utilizar

 1. Cores e Formas: O Cores e Formas é um aplicativo com mini-games no qual crianças aprendem, através de objetos, as formas e cores. Ele é voltado para crianças do jardim de infância e está disponível para Android e iOS. 
Sendo assim, seu principal objetivo é ajudar as crianças a desenvolverem a capacidade cognitiva. As principais atividades do jogo são:
Colorir; Agrupar; Combinar; Traçar formas.

 2. Khan Academy Kids: O Khan Academy Kids é um aplicativo para as crianças visando estimular o desenvolvimento emocional, habilidades matemáticas e criatividade.

Voltado para crianças a partir de 2 anos, ele também é a opção ideal para estimular os pequenos a aprenderem outra língua, visto que é somente em inglês.

 3. Inventeca: Esse aplicativo ajuda os pequenos a criarem suas próprias histórias. Isso se dá pois, ao longo da narrativa, eles podem ir criando uma nova história. Dessa forma, o Inventeca auxilia:

No exercício da fala; Na prática de leitura; No estímulo da criatividade. 

Ele também está disponível para Android e iOS.

4. GraphoGame Brasil: O GraphoGame Brasil é um jogo educacional lançado pelo Ministério da Educação (MEC). Ele foi feito por cientistas brasileiros com o intuito de apoiar professores em atividades de ensino remoto.

Sendo assim, ele auxilia crianças a aprender a ler e a soletrar suas primeiras letras, sílabas e palavras, com sons e instruções do português brasileiro. Portanto, ele é ideal para os pequenos que estão na pré-escola ou nos anos iniciais.

5. Rei da Matemática Junior: Disponível para Android e iOS, o Rei da Matemática Júnior é um jogo de matemática que se passa em um ambiente medieval. Assim, na medida em que você soluciona enigmas matemáticos, seu status social vai subindo. 

O jogo é adequado para crianças a partir dos 6 anos e introduz a matemática de uma forma didática. Isso é possível porque os jogadores conseguem aprender conceitos matemáticos de diversos ângulos.


Autor: Yuri Marques
(Melhor escola)

Tags: Educar


Sobre o Autor

Adicionar comentário