Matéria

  • Home /
  • Dicas para você arrasar no Churrasco

Dicas para você arrasar no Churrasco

Dicas para você arrasar no Churrasco

Confira as dicas do especialista em churrasco, Nilson Pinto, do Churrasco Vip, que sugere desde como acender o fogo até os melhores molhos para cada tipo de carne

Apesar da história do churrasco ter começado em meados do século XVII no Brasil, fazer um belo churrasco nem sempre é uma tarefa simples. Principalmente para o brasileiro, não se trata apenas “de uma refeição”, mas sim de um evento social.

Pensando em simplificar a tarefa, preparei algumas dicas que vão te ajudar a fazer bem-feito na hora do seu churrasco:

Planejamento: é preciso saber a quantidade de pessoas, escolher os cortes e receitas que serão preparados.
Hoje, a qualidade da carne é essencial e, com a evolução do churrasco, temos ainda mais opções. Por isso, aposte em marcas boas, pois entregam um padrão alto de qualidade sem chances de muito erro.

Quantidade de carne: eu indico uma média de 500 gramas por pessoa, a depender da duração do seu churrasco. Em eventos, para ter certeza de que não irá faltar, eu costumo levar em conta cerca de 1kg por pessoa, mas, claro, essa é uma quantidade bem exagerada. O importante é achar o equilíbrio, para que a carne não acabe.

Fogo: acenda sua churrasqueira bem antes do horário planejado para começar a servir os convidados. Eu costumo utilizar briquete ao invés de carvão, basicamente é um prensado de pó de carvão e costuma durar muito mais no churrasco, além de não ser necessário repor. Vale a pena avaliar essa substituição.

Para saber o ponto do braseiro, coloque a mão próxima à grelha e conte até cinco segundos, então, o fogo deve estar quente a ponto de não ser possível permanecer com a mão próxima a grelha por esse tempo.

Acompanhamentos: uma farofa e vinagrete vão bem, mas sabemos que hoje o churrasco vai além disso! Portanto, escolha aperitivos diferentes, como os próprios legumes na grelha. Uma dica valiosa: tempere com páprica, sal e azeite.

Molhos: você pode preparar molhos para acompanhar os seus cortes. Maionese verde, salsa criolla ou chimichurri combinam com carne de cocção rápida, como picanha, fraldinha, bife ancho, entre outras. Para os cortes suínos, os molhos agridoces são os favoritos.

Essas são dicas básicas que podem te ajudar a deixar o seu churrasco mais simples e prazeroso!

Nilson Pinto, com mais de 40 anos de experiência em churrasco, é economista e empresário. Atualmente comanda a loja Nini Bolsas e o projeto Churrasco Vip, o qual atende diversos tipos de eventos, além de produtos e cursos. Já participou de mais de 50 festivais no Brasil, entre eles, Mr. Moo e Bbq Penedo. Já atuou na organização de festivais de Churrasco e ministra cursos.

Ele considera o churrasco não apenas uma refeição, mas um momento importante para o brasileiro. Por isso, compartilha dicas, sugestões e receitas em suas redes sociais: @churrascovip e no canal Churrascovip by Nilson.

Tags: Gastronomia


Artigos Relacionados

Sobre o Autor

Adicionar comentário