Néia Serafim
Néia Serafim traz consigo grande bagagem e reconhecido currículo na gestão pública, com mais de 18 anos de experiência, particularmente no que tange a Assistência Social, Cultura e Educação. Tornou-se a primeira mulher eleita vice-prefeita na história de Vinhedo e hoje comanda a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação.
Como você vê a mulher na política atual?
Vejo a mulher mais consciente, porém longe do ideal. A participação da mulher na política não representa uma simples reivindicação, mas uma necessidade básica para o devido fortalecimento da democracia. Embora a mulher represente uma maioria demográfica na população, ainda é uma minoria em representatividade e voz na política. A tese é complexa, mas em linhas gerais ainda sofremos de um lado o preconceito velado e silencioso da parte de muitos homens e por outro também sofremos com a indiferença da própria mulher quanto o valor de sua contribuição na política em todos os seus níveis.
Existe muita resistência à figura feminina no poder?
Muitos são os desafios da mulher que decide fazer da politica um meio de servir a sociedade! Vinhedo é um exemplo prático da disparidade entre homens e mulheres nesta área. Das 13 cadeiras da câmara municipal, apenas duas são ocupadas por mulheres. Fui a primeira mulher a ser eleita vice-prefeita e Vinhedo ainda não teve uma mulher eleita prefeita, precisamos considerar que a cidade completará 70 anos de sua emancipação. Mesmo como vice-prefeita enfrento lutas diárias, no atual governo sou a única mulher a comandar uma pasta municipal e sem dúvida em Vinhedo não falta mulheres capazes a tal empreendimento. Vinhedo está muito distante do ideal quando a questão é igualdade da participação da mulher na política.
O que diferencia a mulher do homem à frente da gestão publica?
Sem entrar no mérito sobre a qualidade da contribuição de cada gênero, sem duvida, a mulher possui uma contribuição especial em sua aptidão aos detalhes, capacidade de execução e gestão, sensibilidade na condução de conflitos e dialogo.
Em que área a mulher trabalha de forma mais eficaz? Por quê?
A mulher é eficiente em todas as áreas em que se compromete a executar um bom trabalho e a historia retrata isso muito bem, seja na politica, na ciência, na filosofia ou nas artes.
Tags: Referência
-
- /
- Monday, December 10, 2018
- /
- 0
- Views 254