Matéria

  • Home /
  • Aço Cortein

Aço Cortein

Aço Cortein

Com aparência rústica e enferrujada está em alta na construção.

Um aço patinável, o nome corten, refere-se à marca registrada de uma das empresas fabricantes desse material, a Companhia do Aço dos Estados Unidos (United States Steel Corporation). A palavra corten deriva da junção das palavras “resistência à corrosão”, só que na versão em inglês “corrosion resistance”. O aço corten vem sendo utilizado desde os anos de 1930 pela indústria ferroviária. Nessa época, o aço corten era a matéria prima dos vagões de trem. Com o passar do tempo, a arquitetura se apropriou da beleza e resistência do material. O aço corten possui diferentes agentes químicos em sua composição que retardam a ação corrosiva do material, tornando-o mais resistente e durável. Já o tom vermelho ferrugem do aço corten vem do processo de oxidação do aço, também chamado de patina, contudo, essa oxidação permanece apenas na superfície do material e não progride, alias, a camada de ferrugem criada atua como uma barreira protetora impedindo o avanço da corrosão. Vale citar ainda que o grau de oxidação na superfície do aço corten está diretamente relacionado ao grau de umidade e radiação solar com que o material fica exposto, ou seja, o aço corten tende a oxidar mais rapidamente em ambientes externos sujeitos à ação da chuva e do sol, realçando a aparência avermelhada e rústica.

Fonte: Decorfácil.

Estão disponíveis no mercado soluções alternativas muito interessantes ao uso do aço corten, como o porcelanato que imita com muito realismo o material ou, ainda, a tinta aço corten. Essa tinta possui uma textura e cor também muito próxima ao aço corten original, com a vantagem de ser mais barata.

Vantagens do aço corten:

  • Alto grau de resistência e durabilidade;
  • Não exige manutenção ou pintura;
  • Resistente a agentes corrosivos;
  • Instalação rápida;
  • Sustentável (o material é 100% reciclável);
  • Estética diferenciada e contemporânea;
  • Variedade de aplicações e usos;


As chapas de aço corten podem ser cortadas e manipuladas facilmente, aumentando a versatilidade do material.
Onde usar: no revestimento de fachadas, sejam elas residenciais ou empresariais. No entanto, hoje em dia, o material também está sendo muito requisitado para a composição de ambientes internos, revestindo as paredes principais da casa, como aquelas próximas à escada, por exemplo. O aço corten também pode receber desenhos vazados e se tornar uma divisória sofisticada de ambientes. Outro uso frequente do aço corten é na fabricação de portas, oferecendo um toque contemporâneo e refinado à entrada da casa.

 

Tags: Construir


Sobre o Autor

Adicionar comentário


Vinhedo, SP

Rua São Thomé, 58 Santa Claudina,
CEP 13.280-000

Número de Telefone

+55 (19) 3876-6989

Fampage