Matéria

  • Home /
  • Aluguel ou compra de equipamentos definida caso a caso

Aluguel ou compra de equipamentos definida caso a caso

 Aluguel ou compra de equipamentos definida caso a caso

Prazo da obra e custos são fatores decisivos a serem avaliados

A decisão de comprar ou alugar máquinas e equipamentos para sua obra passa pela estratégia de cada construtora entre investir em ativos e montar uma estrutura para a gestão deles entre as obras, ou de alugar e administrar cada empreendimento de modo isolado.
 
Segundo Paulo Oscar Auler Neto, vice-presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) e superintendente de aquisição de equipamentos da construtora Norberto Odebrecht, explica que no caso de prédios isolados, a compra somente será viável se a aplicação for superior a oito meses ou um ano – do contrário a locação tende a ser mais atrativa. “Em casos especiais, em que a raridade do equipamento faz com que os preços praticados estejam acima do razoável, a compra pode ser uma boa alternativa”, orienta. No final, a avaliação passa sempre pelos custos orçados e praticados no mercado, considerando a praticidade da locação e o menor preço do equipamento próprio, face ao risco da ociosidade e a incerteza do valor de revenda ao final da obra.

Caso a Caso
Como não existe uma fórmula definida, cada empreendimento deve ser analisado na busca da melhor solução. Para obras de edificações com prazo de execução entre 12 e 18 meses, a locação de gruas, torres e elevadores pode ser a melhor alternativa. 

No caso de decidir pela locação, a melhor alternativa é negociar de acordo com as necessidades, pois a empresa pode se ajustar a eventuais mudanças de engenharia ou de cronograma, além de poder explorar mais as oportunidades do mercado.

Custo x Qualidade
Para a escolha dos fornecedores, o comprador deve considerar que geralmente o melhor não é o mais barato. O comprometimento do vendedor com o empreendimento e a boa qualidade dos equipamentos são requisitos mais importantes.

A realização de uma pesquisa de mercado criteriosa entre os clientes da empresa pode ser decisiva. Avaliar a saúde financeira e visitar as instalações do fornecedor também pode ajudar bastante nesta escolha. “A garantia de entrega é fundamental, bem como a de performance dos equipamentos de maior porte.’’

Fonte: AECweb

Alex Sechin (Proprietário da Alugserv)
(19) 99944-5111 | (19) 3878-3276
[email protected]
www.alugserv.com.br
Facebook: /AlugServLocadora
Instagram: @alugserv

Tags: Construir


Sobre o Autor

Adicionar comentário