Matéria

  • Home /
  • Otaviano Costa leva seu carisma aos sábados do SBT

Otaviano Costa leva seu carisma aos sábados do SBT

Otaviano Costa leva seu carisma aos sábados do SBT

Com mais de três décadas no ofício que escolheu, Otaviano Costa, de 49 anos, está de casa nova! O apresentador é o mais novo comandante do reality gastronômico Cozinhe Se Puder – Mestres da Sabotagem, que estreou no mês de maio, agitando as noites de sábado do SBT.

“É um projeto muito desafiador. Eu tive a chance de ter ao meu lado pessoas competentes e talentosas”, ressaltou Otaviano. 
A segunda temporada conta ainda com o jurado e chef Giuseppe Gerundino, com direção geral do programa de Lucas Gentil.

Arte de se comunicar
Vale destacar que o marido da atriz Flávia Alessandra já trabalhou na emissora de Silvio Santos - de 1993 a 1997. Na época, o artista contracenou com o mestre do humor Ronald Golias e a apresentadora Angélica, integrando também o elenco do clássico 

Éramos Seis. Antes, ao chegar a São Paulo aos 17 anos, logo conseguiu uma vaga na rádio Jovem Pan na atração Pandêmonio. Em seguida, migrou para televisão à frente de projetos icônicos, marcando gerações em atrações da antiga MTV: Clipes Animados MTV (1990/92), Mega Max MTV (1990/91), Big Vid MTV (1992).

Na Band, substituiu Luciano Huck no programa H (1999), que logo se transformou em Superpositivo (O+). Sua passagem pela Record TV se deu no início dos anos 2001, divertindo o expectador em Domínio Público. Depois, Jogos de Família (2002/03), No Vermelho (2003/04), Bahia 50 graus e Domingo Espetacular (ambos em 2004).

Já na Rede Globo iniciou na dramaturgia, atuando em novelas como Caras & Bocas, Morde & Assopra, Salve Jorge, Malhação, participando também das séries Macho Man e Escolinha do Professor Raimundo. Contudo, é no posto de apresentador que nosso entrevistado mais se realiza. No Vídeo Show foram mais de cinco anos, incluindo reportagens com os famosos. Depois veio o Tá Brincando. Na sequência comandou o reality show Extreme Makeover Brasil, exibido pelo canal GNT.

Deleite-se ao ler a entrevista com Otaviano Costa que além do talento, tem como marca registrada a simpatia que conquistou o Brasil.

Como define o reality culinário Cozinhe Se Puder?
É um projeto muito desafiador. Eu tive a chance de ter ao meu lado pessoas competentes e talentosas, que souberam traduzir as gravações de forma bem legal. Graças a essa equipe incrível desde a criação até pós-finalização, é um grupo gigante.

Qual o sentimento de retornar à emissora em que você trabalhou há quase 20 anos?
Estou me sentindo bem feliz ao reencontrar muita gente que já trabalhei em outras emissoras e no próprio SBT. Independentemente da relação profissional, me tratam com muito carinho. É tão bom estar de volta nessa casa onde tudo começou para mim. 

De que forma foi sua interação com os participantes da atração?
A experiência de entrar em um local que não me pertencia, me fez aprender mais coisas do que eles aprenderam comigo. Eu pude observar como os chefs trabalhavam, aprendi muito sobre cultura gastronômica. No início foi difícil entender o tempo de acontecimento deles, não queria atrapalhá-los. Meu intuito era ser uma válvula de entretenimento para gerar a disputa, atenção, medo, emoção. Esse mecanismo que a gente foi descobrindo me deu a chance de entender como funciona um reality como esse. 

Você se emocionou com um gesto do SBT, feito na sede do canal em São Paulo. Pode descrever esse momento aos leitores?
O SBT fez um gesto carinhoso que realmente me emocionou. Na entrada da emissora, conhecida como o hall da fama, colocaram minha imagem ali sem eu saber. Minha foto ao lado do Carlos Alberto de Nóbrega, Ratinho, Eliana, Celso Portiolli. Que honra! Essa homenagem mexeu muito comigo, porque aquele canto é sagrado pra mim. Essa é a casa dos grandes comunicadores. Em 1993 eu era ator aqui, agora, retornar como comunicador é algo muito emocionante. O SBT é uma casa mágica, tenho a chance de ser quem eu sou. 

O que você, um dos principais comunicadores do Brasil, diria ao jovem Otaviano Costa que iniciou carreira como ator em Éramos Seis?
Eu vejo o mesmo garoto do passado quando começou a carreira aos 15, 16 anos. Eu falaria para ele ir firme, acreditar nele, não desistir jamais e ter fé em sua capacidade e principais talentos, trilhando sempre o caminho do bem. Diria também que ele tem um propósito, uma missão. 

Apresentando um programa sobre gastronomia pode dizer qual seu prato culinário preferido?
Eu sou taurino, comida é vida (risos). Sou neto de gaúcho, filho de mato-grossense e cuiabano por natureza, então, churrasco pra mim é prato primordial.

O programa brinca sobre sabotagens numa cozinha. Na vida, você já se sentiu sabotado por alguém?
Por mim! Nós temos a terrível mania de nos autossabotar em vários momentos da vida. Não acreditando em nossos potenciais, visões e intuições. Muitas vezes eu não confiei em minhas intuições... E isso me ensinou muito para poder superar e chegar aonde eu acho que cheguei. Nunca vi as pessoas claramente me sabotando. 

Qual o sentimento de ficar cara a cara com o apresentador Silvio Santos na gravação de um de seus programas do SBT? 
Há tempos que não me via tão tímido, quieto e admirado. Nunca tive a chance de estar tão próximo do Silvio. Eu me senti um aluno da quinta série aprendendo com o mestre. Foi fantástico! Naquele momento eu estava muito emocionado que acabei esquecendo letra, errei games, foi sensacional (risos). Uma das experiências mais incríveis da minha vida. 

Você que está sempre interagindo nas redes sociais e comanda um programa no portal UOL. Como a internet transformou sua trajetória? 
A internet trouxe mais ousadia, coragem de acreditar em novos formatos e possibilidades. Cada vez mais nós que trabalhamos com o audiovisual precisamos deixar a coisa mais leve. Tudo. Do pensamento a produção. Hoje em dia com meu digital mais fortalecido, eu trago também uma comunicação mais potente.

Quais são as suas inspirações e referências na TV Brasileira?
Sou um observador há muitos anos, desde que me entendo como comunicador, como artista. A faculdade da vida é feita de observação, sempre entendi isso, ficava de olho nos mestres. Na escola do SBT temos Silvio Santos, Raul Gil, Hebe Camargo, Celso Portiolli, Carlos Alberto de Nóbrega, Eliana. Tanta gente que me inspira há anos como o  Faustão, Chacrinha, Serginho Groisman... Vou trazendo referências que vão compondo o meu DNA próprio.

Tags: Especial


Sobre o Autor

Adicionar comentário