Por que adestrar seu cachorro?
Cães e humanos, duas espécies diferentes que convivem há milhares de anos! Mas o que fazer para que essa convivência seja boa para ambas as partes? Como educar nossos cães? Basta colocar seu cãozinho sentado e lhe explicar as regras do novo lar? Não, não é assim que funciona!
Para convivermos de forma harmoniosa no dia a dia, além de estabelecer regras, nós precisamos criar uma comunicação que seja eficiente. É necessário encontrar uma maneira muito clara e objetiva de dizer ao cão o que esperamos dele, o que queremos que ele faça. Mas devemos fazer isso através de estímulos positivos, respeitando o tempo e as particularidades de cada indivíduo, sempre!
O adestramento de um cão é um processo de aprendizagem que exige paciência, atenção, persistência e planejamento. E não tem restrição de idade, raça ou tamanho, podendo ser iniciado assim que o filhote chega à sua nova casa.
Devemos ter em mente que precisamos ajudar o cão. Ao invés de puní-lo pelos erros, temos que trabalhar para diminuir as chances de ele errar, e passar a premiá-lo pelos acertos, assim estaremos reforçando os comportamentos que consideramos corretos. Mas como colocar isso em prática?
É aí que entra o profissional da área de adestramento, também conhecido como educador canino. Porém, é de extrema importância selecionar um profissional capacitado, com conhecimento em comportamento canino, e atualizado no que diz respeito às técnicas de adestramento. Além de educar e estabelecer uma comunicação entre as pessoas e seus cães, o trabalho desse profissional também pode ajudar a resolver vários problemas, como ansiedade, medo, reatividade, agressividade, fuga, xixi e cocô em lugares inadequados, latidos excessivos, entre outros.
10 razões para adestrar o seu cão:
- Compreender a linguagem canina.
- Fazer com que ele te entenda de forma eficiente.
- Criar um vínculo afetivo saudável para ambos.
- Ensinar comandos para facilitar a interação no dia a dia.
- Prevenir e/ou resolver problemas de comportamento.
- Socializar com outros animais e pessoas, permitindo assim que seu cão lhe acompanhe em vários lugares.
- Proporcionar lazer e bem-estar ao cão.
- Facilitar o manuseio em banhos e consultas veterinárias.
- Estimular mentalmente.
- Passar os dias desfrutando de uma companhia agradável e inesquecível.
Maria Larosa - Educadora canina e treinadora
Fundadora da Cane Felice Cia
Facebook | Instagram
www.canefelicecia.com.br
19 98163-1067
Tags: Vida animal
-
- /
- Thursday, May 2, 2019
- /
- 0
- Views 226