Matéria

  • Home /
  • Inverno: Pets sofrem com baixas temperaturas e demandam cuidados especiais

Inverno: Pets sofrem com baixas temperaturas e demandam cuidados especiais

Inverno: Pets sofrem com baixas temperaturas e demandam cuidados especiais

Algumas raças de cães e gatos precisam de atenção redobrada por parte de seus tutores nos dias mais frios para evitar problemas, como síndromes respiratórias e dores articulares

As temperaturas estão caindo gradativamente, com a chegada do inverno, e o corpo dos animais, assim como acontece com os humanos, sente as mudanças climáticas. O ar mais seco pode ocasionar problemas respiratórios e animais de maior idade podem sentir desconforto nas articulações com o frio. Por isso, todos os cuidados que os tutores já tomam com seus cães e gatos durante o ano devem ser intensificados no período de inverno para mantê-los saudáveis por toda a estação.

Os animais idosos são os que mais sofrem. Eles têm artrite, artrose e problemas de coluna, como hérnia de disco, e podem sentir dores intensas nos dias frios. Também, com o passar dos anos de vida, há uma diminuição da massa muscular e a camada de gordura fica um pouco menor. Isso dificulta a manutenção da temperatura corporal dos pets.

De um modo geral, no inverno as baixas temperaturas fazem cair a imunidade de qualquer animal. Neste caso, é preciso ficar atento, independentemente da idade, a problemas respiratórios, pneumopatias, gripes e resfriados, além de doenças do complexo respiratório em felinos. Por isso, a importância de manter visitas regulares ao médico-veterinário e todas as vacinas em dia.

Alguns animais têm predisposição a ter doenças do trato respiratório superior e maior propensão a ter pneumonia se ficarem ao relento, fora da casa, com ar frio.

Nos dias mais frios, evite os banhos, se for inevitável, a orientação é que seja um banho com água morna. Em seguida, os pelos do animal devem ser bem secos e ele não deve ser exposto ao vento. 

Algumas raças de cães apresentam uma condição anatômica diferente, como os braquicefálicos – entre eles pug, shitzu, pequinês, buldogue inglês, buldogue francês, lhasa apso e boxer –, e isso pode gerar um desconforto respiratório maior nessas épocas mais frias..

Pet deve usar roupas?
Uma dúvida comum entre tutores de pets é se eles podem/devem usar roupinhas. A resposta é sim, porém com ressalvas. A preferência é que sejam usadas apenas por animais de pelagem curta. O uso de roupas por animais de pelos longos pode desenvolver nós. 

Os pelos têm função de regular a temperatura do corpo do animal, por isso ele não deve ser tosado completamente, ao menos nessa época. 

Principais Cuidados

 A vacina da gripe deve estar sempre em dia;

 Aumente a alimentação entre 10% e 20% do que ele normalmente come nas outras épocas do ano, por conta do gasto energético que necessita para manter a temperatura do corpo;

 Utilize um nebulizador no local onde o animal dorme, para ajudar a manter as vias aéreas mais hidratadas;

 Evite passeios nas horas mais frias e de ventania;

 Agasalhe o animal;

 Mantenha a temperatura interna da casa controlada;

 Evite a automedicação, pois pode representar risco de vida para cães e gatos;

 Ao menor sinal, procure o atendimento clínico veterinário, para evitar um tratamento mais dificultoso e oneroso.

Fonte: CRMV-SP

Tags: Vida Animal


Sobre o Autor

Adicionar comentário