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Treinamento Funcional - transformando seu corpo

Treinamento Funcional - transformando seu corpo

Treinamento funcional é puxar, empurrar, estabilizar, levantar, agachar, arremessar, correr ou saltar para fazer do corpo uma ferramenta que produza movimentos mais eficientes, melhorando a performance e prevenindo lesões, em um processo de aprendizado, desafio e evolução constante. O que determina a dinâmica de tudo que é feito são os objetivos, necessidades reais e o potencial de movimento de cada atleta ou aluno. O desafio do profissional é pensar de forma sistêmica, na medida em que o caminho natural dos exercícios é trabalhar o corpo globalmente.

O treinamento funcional quando corretamente aplicado fornece uma variedade de estímulos e benefícios adicionais, que as outras modalidades não conseguem atingir. Pois a maioria dos movimentos do cotidiano ou de gestos esportivos envolvem ações multiarticulares e multiplanares, exigindo padrões dinâmicos que necessitam transferência de forças entre as extremidades superiores e inferiores do corpo. Sua implantação como atividade física talvez esteja segundo professores e alunos na sua dinâmica e consequentemente a motivação. Neste treino as máquinas são deixadas de lado, deixando de trabalhar os músculos de forma isolada e com movimentos mecânicos, exigindo que todas as partes do corpo trabalhem conjuntamente.

Podemos utilizar circuito num treino de funcional, dependendo do objetivo da aula, conciliando exercícios cardiorrespiratórios, de força, equilíbrio, tornando-o mais dinâmico e motivante; podendo ser realizado individualmente ou em grupo, desde que este grupo possua características próximas. Como toda atividade física recomenda-se no mínimo três vezes por semana, mas nada impede que seja realizado todos os dias, o que tornaria sua prática mais efetiva. Sua duração varia de 30 a 60 minutos, o que torna promissor para pessoas que não tem tempo de se exercitar e ficam dando desculpas. A maior parte dos exercícios é executada com o peso do próprio corpo. Estes exercícios devem ter uma progressão da intensidade para a evolução do treinamento. 

Benefícios do Treinamento Funcional:

  • Desenvolvimento da performance ocupacional;
  • Melhora da performance desportiva;
  • Aprimoramento das atividades cotidianas diárias;
  • Tonificação muscular;
  • Melhora da flexibilidade, coordenação motora, agilidade, equilíbrio;
  • Melhora da postura;
  • Condicionamento cardiorrespiratório;
  • Emagrecimento;
  • Treina a propriocepção, aumentando a consciência corporal;
  • Aula dinâmica, o que motiva sua prática;
  • Previne lesões;

Unir Pilates com o Treino Funcional 
O pilates é baseado em seis princípios: concentração, respiração, controle, centralização, precisão e fluidez de movimento. Assim, desenvolvemos o controle do corpo aumentando a consciência corporal, preparando para qualquer movimento. Essa consciência que o pilates proporciona evita possíveis lesões durante o treino funcional que desafia o corpo a realizar movimentos tridimensionais. Como exemplo, temos a respiração, que ajuda ao aluno atingir seu potencial na execução de um exercício no pilates. O que poderíamos levar para uma aula de funcional auxiliando no treino.

Os primeiros ensinamentos no Pilates se baseiam nos princípios, no recrutamento da musculatura estabilizadora, powerhouse, ou core no funcional, e o correto alinhamento corporal para execução dos exercícios. Agora, se unirmos isso com o objetivo do treinamento funcional que trabalha em cima de movimentos multiplanares objetivando várias qualidades físicas, teremos uma opção eficiente de treinamento.

Dra. Flávia Cerqueira - CREFITO 3/221683-F
 (19) 98441-3500 | Facebook e Instagram: studioposturallevinhedo
Estrada da Boiada, 500 - Vinhedo (ao lado do fórum)

 

 

 

Tags: Saúde


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