Olhar para o futuro com os pés no hoje
As estatísticas mostram que no futuro próximo (8 a 15 anos) a sociedade vai sofrer uma enorme alteração na área profissional. As mudanças já estão acontecendo em alta velocidade.
Muitas das profissões conhecidas deixarão de existir, desde os baixos até os mais altos postos profissionais.
Coloco essa afirmação sem intenção de assombrar, ao contrário, o progresso deve ser sempre muito bem-vindo, meu objetivo é esclarecer a necessidade de as escolas estarem atentas às mudanças para poderem preparar as crianças.
Desde sempre tivemos as ESCOLAS ADAPTATIVAS (lugar onde a criança deve se adaptar). Elas são ricas em dados e pobres em informação, são ótimas em gerar notas, ocorrências, presença, pesquisas, relatórios, mas não se dedicam ao diálogo e a dar sentindo aos dados.
DESAFIOS DE HOJE: Que aluno queremos formar?
A tendência para o futuro é o ensino personalizado, com processo de aprendizado customizado, somado ao desenvolvimento de múltiplas habilidades (perseverança, trabalho em equipe, curiosidade, resiliência, respeito, flexibilidade, autoconfiança e resolução de problemas) e ao olhar para o histórico pessoal, tudo isso resulta no que chamamos de desenvolvimento integral.
Para a escola preparar a criança de hoje para se tornar o cidadão do amanhã, terá que reunir três principais características:
Os conteúdos curriculares continuarão tendo sua importância, mas agora é preciso interligá-los com as habilidades e a tecnologia.
A tecnologia não melhora o aprendizado, ela precisa ser uma ferramenta para a materialização de ideias inovadoras e expressão pessoal.
“Não há evidências convincentes nos últimos 70 anos de pesquisas de que o uso de uma determinada mídia faz o aprendizado aumentar sob quaisquer condições”. (Clark 1994).
A tecnologia deve ser vista e usada como meio e não como um fim.
As habilidades são a chave para o bom desenvolvimento das crianças e para a felicidade delas. Desse modo, para aprender, as crianças precisam ter papel ativo na sala de aula, estar engajadas com a escola e os professores devem interagir com elas.
Encorajá-las a seguir firmes naquilo em que são boas. Isso é essencial, além de demostrar que elas valem muito mais do que o resultado de uma prova. Os pais também devem estar em sintonia com os professores. É um dever se engajar nas atividades e dar suporte sempre que preciso.
É assim que trabalhamos na Ciranda! A criança no meio do processo ensino/aprendizagem sempre de forma ATIVA. Nossos projetos são multidisciplinares e envolvem diversas áreas do conhecimento.
Estamos com os pés no hoje e com olhos no futuro das nossas crianças
CIRANDA - Gestão em educação
*Jacqueline Martins de Moraes é Pedagoga formada pela UNICAMP, com mais de 20 anos de experiência a frente da educação infantil. É diretora pedagógica da Escola Ciranda, que prima pela educação baseada na abordagem Construtivista e está localizada em Barão Geraldo, Campinas. Entre outras formações, realizou estágio na Alemanha, onde pôde conhecer a realidade dos Kinder Garten.
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Tags: educar
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- Tuesday, December 10, 2019
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