Matéria

  • Home /
  • Computação Afetiva como ela pode ajudar na educação

Computação Afetiva como ela pode ajudar na educação

Computação Afetiva como ela pode ajudar na educação

Inteligência Artificial (A.I.), Computação Afetiva, Criptomoedas… vários são os termos que, embora pareçam futuristas, já são realidade em diversas empresas e ramos.

A educação dos pequenos não fica de fora desta evolução. E não é pra menos, a compreensão da tecnologia já vem praticamente anexa ao DNA da Geração Alpha. Isso torna tudo muito mais natural e prático a ela. A Inteligência Artificial atuando no combate ao bullying: Do mesmo modo, temos diversos casos do uso de Inteligência Artificial para combater bullying e monitorar pensamentos suicidas. Por exemplo, o caso Instagram que evidenciou que 42% dos casos de bullying, em 2007, ocorreram pela plataforma. Assim, a empresa decidiu aplicar a Inteligência Artificial para detectar e deletar os casos deste crime em comentários. Já o Facebook usa A.I. para identificar usuários que podem cometer suicídio usando algoritmos que identificam padrões de palavras e outras combinações de dados. Assim, identificadas as pessoas, a rede envia contacta a equipe de Operações Comunitárias, que dispara um alarme caso alguém esteja em risco. E, em casos graves, o Facebook pode entrar em contato com autoridades locais. O Google, por sua vez, informa o telefone de uma instituição de prevenção, caso alguém use o buscador para procurar conteúdo relacionado à suicídio.

Inteligência Artificial e Computação Afetiva auxiliam o desempenho escolar: A Inteligência Artificial combinada com Computação Afetiva pode, também, ser a diferença na vida de alunos. Já existem aplicativos que, junto ao chatbot, mostram exatamente qual dúvida o aluno teve durante a execução de um exercício de física, por exemplo. Quando utilizada na escola, a inteligência pode ajudar o aluno a melhorar o seu humor, ambientar o aprendizado e identificar dúvidas de maneira personalizada. A PlayKids em meio a tudo isso: A PlayKids, por sua vez, recentemente lançou uma nova versão do PlayKids Explorer, acompanhada de um assistente virtual, o Kode. Assim, estamos sempre em busca das possibilidades de inovações e avanços no mercado educacional, para sua melhor atuação. A exigência que o homem desenvolve perante esses softwares é diretamente relacionada ao nível de eficiência da máquina. Ou seja, quanto mais aplicável, quanto mais dores esse software resolve, mais essencial ele se torna, impulsionando o ciclo da evolução. E consequentemente, ajudando e facilitando a vida de mais e mais pessoas.

Por: Nathalia Pontes (Leiturinha)

Tags: educar


Adicionar comentário