Matéria

  • Home /
  • A importância de saber resolver problemas com habilidades socioemocionais

A importância de saber resolver problemas com habilidades socioemocionais

A importância de saber resolver problemas com habilidades socioemocionais

A revolução digital e as rápidas transformações sociais afetam o mundo das profissões e carreiras; habilidades intrinsecamente humanas, como buscar soluções de forma colaborativa e criativas, vão ser cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho

Em um mundo complexo, que se transforma rapidamente, onde os avanços tecnológicos acontecem de forma acelerada e a revolução digital impõe mudanças a todos os setores da sociedade, as competências exigidas pelo mercado de trabalho para os futuros profissionais também se modificam e vão muito além do conhecimento de conteúdo.

Essas competências incluem as chamadas habilidades socioemocionais, que dizem respeito a conhecer as próprias emoções, conseguir modulá-las, saber se relacionar com respeito e empatia, trabalhar em grupo e tomar decisões responsáveis. Essas habilidades podem e devem ser desenvolvidas no ambiente escolar, assim como a habilidade de resolver problemas complexos em rede, juntamente com colegas e tecnologias, ao aplicar conteúdo.

Segundo o Fórum Econômico Mundial, mais de 1 bilhão de empregos, o que equivale a quase um terço de todos os postos de trabalho do mundo, deverão ser transformados pela tecnologia já na próxima década. Processos de automação, digitalização e funções que envolvem a ciência de dados, a inteligência artificial e a internet das coisas já estão em curso e foram impulsionados pela pandemia. Basta ver o crescimento de atividades como comércio online e serviços de delivery por aplicativo, que não existiam há poucos anos. O mesmo Fórum Econômico Mundial também aponta que as crianças de hoje trabalharão em funções que ainda nem existem. Saber conteúdo será cada vez mais algo acessível às máquinas e que, por si só, não mais diferenciarão os seres humanos. Será preciso saber pesquisar e selecionar dados, transformá-los em informações úteis e aplicar essas informações na solução de problemas complexos da vida real.

Habilidades socioemocionais são as maiores aliadas

Nesse contexto, tão importante quanto um diploma universitário, credenciais e certificações, são as habilidades que permitem às pessoas continuarem aprendendo ao longo da vida e desenvolverem e exercitarem o que elas têm de mais humano e que nunca poderá ser substituído por uma máquina — a capacidade de criar, inovar, ter pensamento crítico, saber se comunicar e trabalhar em grupo de forma colaborativa e usando os conhecimentos disponíveis para a busca de soluções para problemas cada vez mais complexos. A flexibilidade e a capacidade de adaptação a diferentes cenários, bem como a convivência com pessoas de origens, experiências e pontos de vista diversos, também têm sido valorizadas pelas empresas.

Um estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, mostra que para cada dólar gasto em aprendizagem socioemocional, há um retorno para a sociedade de 11 dólares, no sentido de reduzir taxas de criminalidade, aumentar a renda ao longo dos anos e melhorar a qualidade de vida e de saúde. Esses são benefícios não apenas para cada pessoa individualmente, mas para toda a sociedade.  Esses números só tenderão a aumentar.


Fonte: caminoeducation

Tags: Educar


Sobre o Autor

Adicionar comentário