Matéria

  • Home /
  • Dicas que ajudam a gerar renda às empresas

Dicas que ajudam a gerar renda às empresas

Dicas que ajudam a gerar renda às empresas

Através dos registros contábeis, o empresário pode acessar diversas informações, como custos, giro de capital, giro do estoque e carga tributária que são muito úteis para o planejamento, gerenciamento e desenvolvimento de um negócio. 

Saúde financeira em dia: é preciso que haja um equilíbrio entre as receitas e as despesas ao longo do tempo para que a empresa possa cumprir suas obrigações com o governo, seus funcionários, fornecedores, clientes e remunerar seus sócios. É através da análise da movimentação financeira da empresa que são gerados os relatórios fundamentais para conhecimento da saúde da empresa, como balanço patrimonial, demonstração de resultado, análise de capital, dívidas e investimentos. 
Decisões Estratégicas: serviços de contabilidade bem estruturados e definidos facilitam a tomada de decisões sobre investimentos, contratação de pessoas, desenvolvimento de novos produtos, campanhas de marketing e outras ações que ajudam a alavancar um negócio. O empreendedor pode visualizar como cada uma dessas movimentações estratégicas terá impacto sobre as finanças à curto, médio e longo prazo.
Redução de Impostos: uma gestão empresarial com a contabilidade estruturada auxilia na escolha do melhor regime de tributação em função do momento vivido pela empresa, assim como identificar a melhor hora de alterá-lo para que não se pague nada a mais do que o devido.
Em dia com a lei: adotar a contabilidade como aspecto fundamental do negócio também garante que a empresa cumpra com suas obrigações junto ao governo, evitando gastos elevados por multas e atrasos. 
Previsibilidade de lucros: Ao usar a contabilidade empresarial como aliada, o empresário pode ter uma previsão dos lucros que sua companhia terá em determinado período do ano baseado em dados concretos, facilitando o planejamento de gastos e uma análise para um possível investimento ou retenção de gastos.
Planejamento de despesas: dados contábeis auxiliam o gestor a planejar as despesas da empresa. Fazendo uma análise do desempenho contábil de anos anteriores, por exemplo, pode se identificar os períodos em que os gastos foram maiores e a razão. Assim, é possível prever o fluxo financeiro e as reais necessidades de cada negócio durante o ano.
Previsão de crescimento: todo gestor visualiza e planeja sempre os próximos passos que serão dados pela sua companhia. Saber quanto a empresa deve crescer nos próximos meses ou anos facilita muito na hora de calcular investimentos. Esses dados obtidos pela contabilidade podem servir até mesmo para o gestor buscar potenciais investidores, uma vez que terá uma forma concreta de demonstrar o quando sua empresa deve crescer no futuro.
Possibilidade de contar com imprevistos: uma boa gestão preocupa-se sempre com emergências. Saber quanto é preciso reservar no caixa para imprevistos é essencial, como um gasto inesperado com manutenção, inadimplência ou até mesmo um pagamento que deve ser antecipado.

Fonte: contsimples.

Nem sempre a contabilidade é vista como um sistema de informação indispensável à gestão, muitas vezes é considerada apenas uma obrigatoriedade exigida por lei, mesmo sendo alimentada diariamente pelas transações realizadas na empresa. 

Tags: Serviços


Adicionar comentário