Matéria

  • Home /
  • Energia solar fotovoltaica, a fonte renovável do século XXI

Energia solar fotovoltaica, a fonte renovável do século XXI

Energia solar fotovoltaica, a fonte renovável do século XXI

Geração de energia, produzida através do uso do sol é considerada inesgotável do ponto de vista humano, trazendo um potencial extraordinário comparado com outras fontes de energia.

Agindo como um grande reator nuclear natural, o sol libera a cada instante pequenos pacotes de energia, chamados fótons, que percorrem aproximados 150 milhões de quilômetros, em cerca de 8,5 minutos, para chegar a Terra.

Apesar da porcentagem de participação da energia solar na geração elétrica mundial ainda ser pequena, conforme a tecnologia vai evoluindo e seus custos vão reduzindo, a nossa capacidade de aproveitar a abundância energética do sol vai aumentando.

Frente a crescente preocupação com a preservação do meio ambiente e a busca pela diversificação da matriz elétrica, associado com o aumento na demanda por energia e o desenvolvimento da indústria, impulsionaram a geração de energia elétrica no mundo a partir de fontes renováveis, como a fonte solar.

Os benefícios são diversos, pois esse sistema energético possui simples modo de instalação, gerando uma economia de até 95% em sua conta de luz. É um sistema que ocupa pouco espaço, facilitando sua implantação em diferentes áreas, tanto urbanas quanto áreas rurais e é também uma alternativa para lugares onde ainda não há distribuição de energia elétrica por meio das concessionárias.

Tem como principais vantagens ser uma fonte de energia limpa, gratuita e renovável, trazendo benefícios ambientais, econômicos e sociais.

Praticamente não precisa de manutenção, seus painéis duram em média 25 anos apenas com limpezas anuais.

Com a implantação do sistema fotovoltaico, o valor do imóvel pode crescer até 10%. Já em casos de imóveis sustentáveis certificados, esse número pode aumentar para 30%.

Para fazer a utilização do sistema residencial é necessário investimento, mas o retorno não demora e o novo equipamento se paga em médio prazo. Após esse período, a economia é lucro.

De acordo com os dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), até o 1º de junho de 2021, o país registrava 114.250 novas conexões de micros e minigeradores fotovoltaicos.

Em comparação, isso representa mais de 55% de tudo o que foi instalado no ano passado, quando foram 207.723 conexões de energia solar distribuída.

A seca que atingiu o período de chuvas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste deixou os reservatórios em níveis próximos ao de 2015, e as termelétricas devem queimar.

Inicialmente, a previsão da ABSOLAR indicava um crescimento de 90% da energia solar distribuída em 2021, com esse novo golpe na conta de luz dos consumidores, provavelmente o desempenho final do mercado deve se mostrar ainda melhor.

Eco Energy
Energia Fotovoltaica por mais de 25 anos
Eficiência, Sustentabilidade e Economia

Av. Albino José Barbosa de Oliveira, 1905 - Jardim Afife - Campinas
(19) 3249-2097
Instagram: @ecoenergy.campinas

Tags: Serviço


Sobre o Autor

Adicionar comentário