Matéria

  • Home /
  • Facas para cortar queijos

Facas para cortar queijos

Facas para cortar queijos

Há diversos utensílios que podem ser usados para facilitar a rotina na cozinha, como: facas, raladores, tábuas, espátulas, entre outros. Você sabe quais são os melhores acessórios para cortar os tipos de queijos?

As facas estão disponíveis em diversos modelos, com tamanhos e formatos variados. Por isso, é importante definir a opção ideal para o queijo escolhido.

Faca Patê: é ideal para queijos que não precisam ser cortados, como Cottage, Creme de Ricota, Creme de Minas Frescal e Requeijão
Faca Afiada: para cortar os queijos duros que são vendidos em pedaços menores, como o Parmesão, por exemplo, a sugestão é a faca afiada (você deve usar a ponta da faca para quebrar em lascas, que é o corte ideal para consumo deste tipo de queijo).
Faca Furada: como já diz o nome, possui furos para evitar que a fatia fique grudada. É utilizada para cortar queijos de massa cremosa, como a Mussarela (corte em fatias no formato do queijo), o Brie e o Camembert (faça fatias em triângulo do centro para fora).
Faca Tradição: indicada para fatiar queijos mais firmes e em peças menores. É ideal para os queijos tipo Gruyère, Emental ou Gouda.
Faca Fio: para queijos como o Gorgonzola, a faca fio é a melhor opção por evitar o desperdício do alimento, que pode esfarelar quando não cortado de forma apropriada (deve ser dividido ao meio e cortado em triângulos grandes).
Faca Multiuso: Para quem não possui um kit de facas, recomenda-se o uso da faca multiuso, que pode ser utilizada em todos os tipos de queijos.

Como montar uma tábua de queijos?

Escolha, no mínimo, três opções com texturas e sabores diferentes. O Gorgonzola Tirolez, de sabor mais intenso e picante, pode ser acompanhado de uvas verdes e mel. O Gouda Tirolez, que é mais adocicado, fica excelente com damasco e nozes. Já o Parmesão Tirolez possui sabor marcante, textura quebradiça e, devido à presença dos cristais de tirosina que se acumulam durante a maturação, proporciona uma verdadeira explosão de sabor, podendo ser servido em lascas. Para evitar o desperdício, calcule, em média, 100g de queijo por convidado.

Tags: Gastronomia


Artigos Relacionados

Adicionar comentário