Matéria

  • Home /
  • Yakisoba: delícia oriental

Yakisoba: delícia oriental

Yakisoba: delícia oriental

Quando se fala em Yakisoba, logo se pensa em macarrão e comida japonesa. Em partes a referência está certa. De fato, se trata de um “macarrão”. O que poucos sabem é que o prato tem origem chinesa, mas acabou ficando muito popular e ganhando a fama como uma das delícias do Japão.

A iguaria é caracterizada como simples e basicamente é feita com um macarrão especial – à base de farinha de trigo e ovos – e refogado com legumes. Suas diversas variações podem incluir carnes de frango, gado ou porco, como também, camarão, lula e outros frutos do mar. Para a turma vegana, o yakisoba também pode ser feito apenas com vegetais. O prato é bastante temperado e conta com um molho específico (sauce), semelhante ao molho inglês, porém, mais espesso.

Conheça a história e origem da palavra
A palavra Yakisoba (yaki = assar, grelhar, soba = macarrão), em seu significado literal é “macarrão frito”. A forma mais correta de escrita é yakisoba, com apenas um “s”. Contudo, apesar de alguns dicionários reconhecerem a grafia com “ss”, esta palavra não consta no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras (ABL).
Os primeiros vestígios referentes ao prato têm registro entre os séculos 17 e 19. Mas foi somente no século 20, logo após o final da Segunda Guerra Mundial, que o prato chinês chamado chao men ganhou uma nova versão e se popularizou no Japão. Na época, por ser um alimento prático e barato, ele era capaz de satisfazer a fome do povo quando era necessário fazer o racionamento de alimentos.

Tags: Gastronomia


Artigos Relacionados

Sobre o Autor

Adicionar comentário