Matéria

  • Home /
  • Harmonização de azeites

Harmonização de azeites

Harmonização de azeites

Uma maneira simples e prática de melhor harmonizar o tipo de azeite com o tipo de prato é combinar a intensidade do azeite visando não mascarar o sabor do prato, mas realçando o sabor dele. Dentro desta premissa podemos conseguir boas adequações de harmonização.
 
Confira as sugestões:

Pratos crus e suaves, como saladas e queijos suaves:
azeite extravirgem mais suave com “frutado verde ou amendoado” leve e pouco “amargo” e “picante”.

Pratos delicados, como peixes cozidos, massas e molhos: azeite extravirgem “frutado verde” médio, com leve toque de “amargo” e “picante”.

Pratos com sabor intermediário, como carnes brancas, massas, molhos, risotos suaves, pescados e legumes: azeite extravirgem “frutado amendoado” médio, com leve toque de “amargo” e “picante”.

Pratos com sabor mais acentuado, como pizzas, paellas, carnes grelhadas, risotos intensos, queijos tipo gorgonzola, crustáceos, mariscos, pão italiano e alimentos defumados: “azeites verdes” mais intensos, amargos e picantes.

Cuidados na hora de escolhê-los no supermercado, fatores têm que ser levados em consideração além do preço:

Datas de fabricação e validade: Fique atento, quanto mais novo melhor o azeite.

Procedência: Vários azeites são produzidos e embalados em locais diferentes, sempre preste atenção a isso. Essa informação é obrigatória em todas as embalagens.

Embalagem: Os inimigos do azeite são o ar, a luz, a umidade e o calor. Por isso a embalagem é tão importante, para que o produto não seja prejudicado e perca seus nutrientes, sabor e qualidade. Sempre dê preferência a garrafas escuras e evite as garrafas com rolhas de cortiça (elas permitem a entrada de ar).

Preço: Nunca confie 100% em azeites com preços baratos demais. Sempre há o risco de serem falsos ou de péssima qualidade.

Acidez: É o fator que menos importa na escolha de um azeite e raramente pode ser usado como fato decisivo. Não é um fator determinante na qualidade do azeite.

A dica é sempre ter mais de um tipo de azeite em casa, caso você queira experimentar sabores e combinações diferentes. Vale a pena ter um suave, um intenso ou um médio, mas é claro que isso depende muito do gosto pessoal de cada um. Não tenha medo de experimentar!

Tags: Gastronomia


Artigos Relacionados

Sobre o Autor

Adicionar comentário