Matéria

  • Home /
  • Tábua de queijos irresistíveis!

Tábua de queijos irresistíveis!

Tábua de queijos irresistíveis!

Uma tábua bonita e apelativa faz um sucesso em qualquer jantar de amigos. Os dez elementos seguintes são essenciais para compor uma tábua de queijos irresistível.

Tábua de madeira: Sem dúvida que a tábua onde vamos servir os queijos é um elemento marcante. O número de convidados vai determinar a dimensão da tábua, redonda ou retangular, uma tábua de qualidade fará toda a diferença e durará anos e anos podendo passar de geração em geração.

Queijos: A escolha da quantidade de queijos dependerá do número de convidados. Vamos supor um jantar com dez adultos sendo que pelo menos dois convidados não são amantes de queijo. Escolha apenas cinco queijos diferentes: Um exemplo: uma fatia de queijo da ilha, um queijo de Azeitão DOP, um queijo camembert, uma fatia de roquefort e requeijão de ovelha. O importante é ter queijos com consistência, sabor e intensidade diferentes pois a diversidade tornará a vossa tábua visualmente bonita e garante uma experiência de sabores única. Aqui ficam algumas sugestões de queijos com texturas diferentes:

Queijos frescos: Queijo fresco (cabra ou vaca), Requeijão, Ricota, Cotage, Mascarpone, Feta.
Queijos macios: Mozzarela, Brie, Camembert, Serra da Estrela, Azeitão, Chèvre.
Semi-macios: Edam, Gouda, Munster.
Duros: Ilha, Grana, Padano, Pecorino, Cheddar, Emmenthal, Gruyère, Provolone, queijo de cabra da Serra da Malcata (bem duro, com sabor muito intenso e picante).
Queijos Azuis: Roquefort, Bleu d’Auvergne, Gorgonzola, Stilton

Os Enchidos: Fatias (bem finas) de presunto pata negra e/ou de salame podem fazer parte de uma tábua de queijos garantindo cor e diversidade de sabor.

O Foie gras: Se quiser apresentar uma tábua de queijos requintada e diversificada, não deixe de servir foie gras pois é sempre um elemento marcante.

A Fruta: Fruta fresca – especialmente uvas e figos – é presença “obrigatória” numa tábua de queijos. Pode também adicionar fruta desidratada – figos ou alperce – pois são uma conjugação fantástica com queijo.

Os Frutos secos: Amêndoas, nozes ou avelãs são um clássico nas tábuas de queijo que lhes confere textura e requinte.

Compotas/doces/marmelada: Requeijão com doce de abóbora ou queijo da Serra com marmelada são conjugações de queijo e doces incontornáveis e infalíveis.

Pão, tostas e bolachas: É incontornável a presença de pão caseiro numa tábua de queijos. Além do pão de trigo caseiro, fica bem um pão centeio, pão com passas, pão com sementes ou pão com ervas aromáticas.

Azeitonas: Galegas! Sem,dúvida, a qualidade de azeitona portuguesa ideal para acompanhar queijo e enchidos.

Vinho: E por fim, porque não há queijo sem vinho, a escolha do vinho adequado para cada qualidade de queijo é o “toque final” para surpreender os seus amigos em grande e garantir uma experiência de degustação memorável.

Tags: Gastronomia


Artigos Relacionados

Sobre o Autor

Adicionar comentário